Aprenda a promover um ambiente mais inclusivo e igualitário

Curso completo para professores e envolvidos em educação

Conteúdo completo e abrangente

Segmentado em dois módulos de 16 aulas cada, o curso Educação Inclusiva com Estudantes Autistas é online e pode ser facilmente acompanhado por professores em seus horários dentro da escola, o que facilita sua aplicação.

100% online

Certificado

Acesso 1 ano

Tira-dúvidas

MÓDULO 1 | 8h

Aula 1 - Transtornos: O que são? (parte1)

Objetivo da aula:
Desconstrução da noção de deficiência

Pontos a serem abordados:
Construção da ideia de normatividade
Nomenclaturas utilizadas

Aula 2 - Transtornos: O que são? (parte2)

Objetivo da aula:
Desconstrução da noção de deficiência

Pontos a serem abordados:
Reflexão sobre deficiências e potências Expectativas

Aula 3 - Educação Inclusiva

Objetivo da aula:
Entender o que é uma Educação Inclusiva de fato

Pontos a serem abordados:
Inclusão x segregação
Importância da inclusão
Função da escola

Aula 4 - O Espectro Autista

Objetivo da aula:
Entender que existe uma multiplicidade dentro da compreensão do que é o autismo

Pontos a serem abordados:
Características gerais e suas diferentes maninfestações: comunicação, interação, aspectos sensoriais e cognição

Aula 5 - Estudantes no Espectro Autista (parte 1)

Objetivo da aula:
Começar a entender como podem ser realizados os processos de ensino e aprendizagem com crianças e adolescentes dentro do Espectro Autista

Pontos a serem abordados:
Trabalho pedagógico por temáticas de interesse
Exploração das artes como aliadas

Aula 6 - Estudantes no Espectro Autista (parte 2)

Objetivo da aula:
Começar a entender como podem ser realizados os processos de ensino e aprendizagem com crianças e adolescentes dentro do Espectro Autista

Pontos a serem abordados:
Formas de aferição da aprendizagem

Aula 7 - Dificuldades e caminhos (parte 1)

Objetivo da aula:
Conhecer algumas possibilidades de comportamentos destoantes e demandantes que podem surgir no contexto educacional

Pontos a serem abordados:
Questões sobre a rotina
Superistimação sensorial
Modos de auto e hetero reorganização

Aula 8 - Dificuldades e caminhos (parte 2)

Objetivo da aula:
Conhecer algumas possibilidades de comportamentos destoantes e demandantes que podem surgir no contexto educacional

Pontos a serem abordados: Comportamentos desafiadores e respostas a eles
Ação preventiva

Aula 9 - Comunicação (parte 1)

Objetivo da aula:
Conhecer formas de se comunicar com estudantes no espectro autista

Pontos a serem abordados:
Estrutura das frases
Comunicação não verbal
Vocabulario

Aula 10 - Comunicação (parte 2)

Objetivo da aula:
Conhecer formas para estimular a comunicação com estudantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Intenção comunicacional
Responsividade

Aula 11 - Habilidades Sociais (parte 1)

Objetivo da aula:
Conhecer formas para interagir com estudantes no espectro autista

Pontos a serem abordados:
O que não fazer
Que tipo de pessoa ser

Aula 12 - Habilidades Sociais (parte 2)

Objetivo da aula:
Conhecer formas para estimular a interação de estutantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Interação em atividades dentro e fora da sala de aula

Aula 13 - Autonomia (parte 1)

Objetivo da aula:
Conhecer formas para estimular a autonomia de estutantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Autocuidados e habilidades básicas

Aula 14 - Autonomia (parte 2)

Objetivo da aula:
Conhecer formas para estimular a autonomia de estutantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Autonomia das atividades escolares

Aula 15 - Comunicação com a família

Objetivo da aula:
Encontrar formas de falar sobre estudantes dentro do espectro autista com suas famílias

Pontos a serem abordados:
Feedbacks e orientações
Aprender com a família

Aula 16 - Relações dentro da instituição

Objetivo da aula:
Encontrar formas de falar sobre estudantes dentro do espectro autista com outros profissionais da escola

Pontos a serem abordados:
Imagem que se constrói de estudantes no espectro autista
Trabalho coletivo em busca do desenvolvimento

MÓDULO 2 | 8h

Aula 1 - Educação inclusiva (parte 1)

Objetivo da aula:
Conhecer como fazer Planos de Desenvolvimento Individual

Pontos a serem abordados:
O que são os PDI – Adaptação curricular
Rastreio inicial

Aula 2 - Educação inclusiva (parte 2)

Objetivo da aula:
Conhecer como fazer Planos de Desenvolvimento Individual

Pontos a serem abordados:
Construção da adaptação curricular pensando nos pré-requisitos necessários para cada aprendizagem

Aula 3 - Educação inclusiva (parte 3)

Objetivo da aula:
Conhecer como fazer atividades em sala de aula

Pontos a serem abordados:
Atividades de leitura e escrita

Aula 4 - Educação inclusiva (parte 4)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades de atividades em sala de aula

Pontos a serem abordados:
Atividades de matemática

Aula 5 - Educação inclusiva (parte 5)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades de atividades em sala de aula

Pontos a serem abordados:
Atividades de outras áreas

Aula 6 - Educação inclusiva (parte 6)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades de atividades em sala de aula

Pontos a serem abordados:
Trabalhos manuais

Aula 7 - Educação inclusiva (parte 7)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades de atividades fora de sala de aula

Pontos a serem abordados:
Educação Física e momentos em ambiente externo

Aula 8 - Educação inclusiva (parte 8)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades e planejamento de atividades para casa

Pontos a serem abordados:
Confecção de atividades adaptadas para casa

Aula 9 - Educação inclusiva (parte 9)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades para construir instrumentos de aferição de aprendizagens

Pontos a serem abordados:
Confecção de atividades avaliativas

Aula 10 - Educação inclusiva (parte 10)

Objetivo da aula:
Conhecer possibilidades de trabalho coletivo entre professoras/es

Pontos a serem abordados:
Trabalho interdiciplinar

Aula 11 - Educação inclusiva (parte 11)

Objetivo da aula:
Identificar papéis da professora regente, da auxiliar e monitores/acompanhantes

Pontos a serem abordados:
Divisão do trabalho dentro e fora da sala de aula
Atribuições de cada um

Aula 12 - Educação inclusiva (parte 12)

Objetivo da aula:
Identificar quando é o momento do trabalho individual e como fazê-lo

Pontos a serem abordados:
Segregação x atendimento especializado
Atividades que demandam trabalho individual

Aula 13 - Regras e limites

Objetivo da aula:
Entender como e quais as formas de estabelecer combinados e dar os limites

Pontos a serem abordados:
Sentido e coerência

Aula 14 - Comunicação (parte 1)

Objetivo da aula:
Ter ferramentas para estimular a comunicação de estudantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Aprofundamento da responsividade e próximos passos para avançar na comunicação verbal

Aula 15 - Comunicação (parte 2)

Objetivo da aula:
Ter ferramentas para estimular a comunicação de estudantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Próximos passos para avançar na comunicação não verbal – PECS

Aula 16 - Comunicação (parte 3)

Objetivo da aula:
Ter ferramentas para estimular a comunicação de estudantes dentro do espectro autista

Pontos a serem abordados:
Próximos passos para avançar na comunicação não verbal – softwares de comunicação assistida

j

Juliana Crespo Lopes | Instrutora

Juliana é Pesquisadora e Professora na Faculdade de Educação da Charles University (Praga/Rep. Checa). Sua pesquisa de pós doutorado é sobre a Formação de Educadoras e Educadores, especificamente sobre as ferramentas de avaliação utilizadas no processo. É Psicóloga, Psicopedagoga, Mestra e Doutora em Desenvolvimento Humano e Educação. Trabalha com crianças que apresentam desenvolvimento atípico e com dificuldades em acompanhar os conteúdos escolares

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/julianacrespolopes/YouTube: https://www.youtube.com/julianacrespolopes/

Entre em contato

Tem interesse na nossa plataforma?
Entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou preencha o formulário ao lado:

(41) 99518 2188

contato@emillia.com.br

Preencha seus dados abaixo: